FANDOM

"Capacidade de falar não é prova de inteligência."
―Diz Qui-Gon Jinn para Jar Jar Binks

Senciência, no Star Wars, é oque indica se o ser ou criatura é inteligente ou não, é dividido em três formas de indicação:

SenciêntesEditar

Senciêntes são seres e criaturas que são consideradas inteligentes, normalmente, têm a capacidade de falar, manusear instrumentos, ter comunicações e principalmente sabem usar a razão. Como Humanos.

Não SenciêntesEditar

Não Senciêntes são seres e criaturas que são não consideradas inteligentes, normalmente, não têm a capacidade de falar, não manuseam instrumentos e principalmente não usam a razão. Como Acklays.

Semi-SenciêntesEditar

Semi-Senciêntes são seres e criaturas que apresentam algum tipo de inteligecia fraca emergente ouemergendo, normalmente não falavam, mas usavam alguns tipos de comunicações primitivas, manuseavam alguns instrumentos ou não e usavam um pouco a razão. Como Wampas.

Na Vida RealEditar

Star Wars usa o termo senciênte diferentemente do uso do mundo real, onde a senciência em vez refere-se à capacidade de sentir sensações, como dor, assim, a maioria dos animais são sencientes. Em Português, o termo mais correto para um ser com a capacidade de pensamento inteligente seria sapiente.

Crédito de Na Vida RealEditar

Star Wars Wiki em Português