FANDOM


Mass Effect-masseffect wiki

Exemplo de Planeta. (img créd.:jogo mass effect).

Um planeta, também é chamado de mundo, é um objeto astronômico que orbita uma estrela. Um planeta pode possuir vida, ou pode ser hostil, vida inteligente ou irracional, pode possuirluas ou não, pode possuir uma estrela, duas, três ou nenhuma. Pode possuir bases, pode ser colonizado ou pode já ser habitado. Pode ser aquático, árido, tóxico, radioativo, glacial, vulcanico entre outros. Pode ser também, classificado como Planeta Anão, Planeta Pequeno, Planeta, Planeta Gigante, Gigante Gasoso e Super Gigante Gasoso.

As luas e principalmente planetas são extremamente variados em termos de condições ambientais e paisagísticas, que vão desde totalmente oceânico, para florestas como Felucia. Alguns planetas, são completamente congelados, como Hoth, alguns planetas, eram completamente secos e desertos, enquanto outros, como Coruscant e Nar Shaddaa tornaram-se ecumenópoles. Mesmo com tantas diferenças, quase todos os planetas do universo conhecido, possuem misturas de paisagens.

Super Gigantes GasososEditar

Astropt.org

Anãs Marrons. Planetas Super Gigantes Gasosos. (img créd.:astropt.org)

Os Super Gigantes Gasosos, são grandes aglomerados de gases como o hidrogenio e o helio. São tão grandes que liberam pouco calor, porem o suficiente para deixa-los a temperaturas altissimas, superiores a 1.500ºC e são chamados de Anãs Marrons, ou seja, quase foram uma estrela, porem não tiveram massa o suficiente para gerar a fusão nuclear. Os super gigantes gasosos têm luas, devido à sua elevada massa e gravidade, algumas dessas luas eram grandes como planetas, chegando a considerar que a Anã Marrom tem seu próprio sistema plánetario, algumas também possuíem espetaculares anéis planetários.

Luas orbitando gigantes gasosos e mundos rochosos não são consideradas como planetas, mesmo sendo maiores ou mais povoados do que outros planetas.

EcumenópolesEditar

Nar Shaddaa

Lua Ecumenópole Nar Shaddaa

Uma ecumenópole é um planeta ou lua cujo sua superficie seja coberta por uma unica cidades global. Um asteroide, mesmo que seja completamente e não parcialmente coberto por cidades, não é consederado ecumenópole, pois sua superficie é pequena, sendo parcialmente facil de ser coberta.



AtmosferasEditar

Uma atmosfera é uma porção degases que cercam um corpo celeste. Esses gases são presos pela gravidade do astro, porem, não se pode afirmaar que quanto maior a gravidade mais densa é a atamosfera, pois outros fatores influenciam como a quantidade de gases que é liberada no planeta, a distancia de sua estrela e etc. Um astro muito pequeno, não retem uma atmosfera, assim como um astro muito proximo de uma estrela. A Maioria dos dos planetas com vida inteligente ou semi-inteligente conhecidos, possuem uma atmosfera basicamente compostos por principalmente Nitrogênio e Oxigenio, embora os outros possuem atmosferas bizarras cujo sua vida inteligente ou  semi tenha se adaptado, como atmosferas compostas principalmente por Dioxido de Carbono, Metano, Acido Sulfúrico entre outros. Durante o auge do período colonial do Império Galáctico, um sistema de classificação para atmosferas foi criado. Este sistema, que foi posteriormente adotado por quase todos os governos na galáxia, separa ambientes em quatro categorias distintas.

Tipo IEditar

Respirável

Atmosferas Tipo I eram compostos principalmente de Nitrogênio, Oxigenio e Hidrogênio para serem respiráveis pela maioria das espécies da galáxia. Alguns gases contaminantes liberados por industrias, formas de vida entre outras poderiam ter efeitos a longo prazo prejudiciais. Astros com esses tipos de atmosferas quase sempre possuíam alguma forma de vida nativa. A vida vegetal ou bacteriana que libera oxigênio estava presente em todos os planetas com uma atmosfera do tipo I.

Tipo IIEditar

Tecnologias de respiração recomendadas

Atmosferas do Tipo II geralmente tinham níveis adequados de Oxigênio e Nitrogênio atmosférico. Devido à falta de pressão suficiente, ou a presença de contaminantes, estas atmosferas geralmente causavam efeitos prejudiciais para os seres humanos e maioria das outras espécies ao longo de um período mais curto de tempo. Muitas espécies conseguiam respirar atmosferas do tipo II, sem qualquer incidente, dependendo de suas adaptações Astros com uma atmosfera Tipo II poucas vezes possuía alguma forma de vida nativa.

Tipo IIIEditar

Tecnologias de respiração necessárias

Nas atmosferas do Tipo III, devido à falta de níveis adequados de Oxigênio, Nitrogênio, uma pressão suficiente e a presença de contaminantes, as máscara de respiração eram necessárias. Para seres humanos e a maioria das outras espécies, essas atmosferas causam problemas e as vezes até sufocamentos. Algumas espécies podem respirar esses tipos de ambientes, dependendo da sua adaptação. Astros com uma atmosfera do tipo III, raramente possuía vida nativa.

Tipo IVEditar

Roupas especiais obrigatória

Atmosferas do tipo IV ou são tóxicas, inflamáveis, sufocantes ​​ou inexistentes. Estes tipos de ambientes provocaram uma incapacidade ou a morte imediata na maioria das espécies da galáxia. Poucas espécies conseguem respirar neste tipo de atmosfera. Astros com uma atmosfera Tipo IV quase nunca suportavam vida.

Planetas BasesEditar

Planetas, assim como luas e asteroides, podem ser bases. Um planeta base, ou o mesmo que um planeta colônia, é colonizado por uma raça ou aliança por vários motivos, e sempre é colônizado quando o planeta não é habitado ou habitado por uma raça irracioanal, algumas alianças escravistas, colonizam planetas até mesmo habitados por raças inteligentes. Um Planeta Base pode ser classificado como:

Base UrbanaEditar

Quando um planeta é colônizado por uma raça e nessa colônia é implatado basicamente cidades, com predios, edificios comercias e de trabalhos e diversões e distrações para os habitantes. Assim é colonizado com a intenção principal de continuar a expansão de sua raça no universo ou até mesmo sobrevivencia da raça.

Base IndustrialEditar

Quando a base no planeta colônia é basicamente industrias de coleta de recursos por exemplo, ou industrias metalurgicas, onde os produtos são exportados e a raça ou aliança obtem lucros. Pode ser também implantada fabricas e industrias pertencente a um individuo (normalmente banqueiros bilhonarios) ou companhias de fabricas ou industrias, mas nesse caso, a base se torna Base Privada.

Base MilitarEditar

Quando a base no planeta colônia é basicamente estaleiros, hangares, quarteis etc, para produção e armazenamento de naves e para treinamento de tropas. Uma raça ou aliança implanta uma base militar principalmente em localizações estratégicas, como no centro dos territorios de uma aliança, nas fronteiras com territorios inimigos, envolta de planetas importantes e etc, com a principal intenção de que o planeta se torne grande produtor de milicia, fornecendo e protegendo outros planetas com força militar. Um planeta capital é muito importante ser cercado de bases militares, pois assim terá grande fornecimento de naves e tropas e grande proteção, além de ser importante que a capital também tenha uma enorme produção de naves e tropas, para auto proteção. Uma base militar também pode ser implantada por companhias de fabricas e até mesmo por algum grande comandante de frota ou tropa, muito rico.

Base EconômicaEditar

Uma base econômica tende a ser protegida por várias bases militares e ter uma forte força militar interna, por ser um planeta de grande importância para a raça e\ou aliança. Uma base econômica é uma base onde tudo gira em torno principalmente do comercio com outras raça\alianças e de industrias de coletas de recursos e fabricações, assim o planeta possui uma econômia positivva elevada, sendo de muita importacia para qualquer raça e aliança, pois a taxa de exportação será muito maior que a de importação.

Base de Pesquisa e EstudoEditar

Quando no planeta colônia é implantado basicamente vários laboratórios de pesquisas e estudos, onde são realizadas várias pesquisas, e invenções de tecnologias. Normalmente estão instaladas em asteroides, pois o risco de experimentos radioativos é grande, oque pode contaminar grandes áreas. Dificilmente são gastos grandes planetas para apenas bases de pesquisas e estudos, pois a área ultilizada é pequena, então, quase não existem bases como essas. Normalmente as pesquisas estão localizadas em bases mistas, onde os laboratórios estão implantados muito longe da população, industria e outras áreas.

Base Bunker.Editar

Um Bunker era um astro onde uma aliança escolhia para manter seus recursos seguros, assim, todas as raças alidas à essa aliança enviavam muitos recursos e sempre muitas tropas, os recursos esram guardados e sempre que precisassem buscavam a quantia que quisessem dês de que não ultrapasse a quantia deixada.

Base PrisãoEditar

Normamente implantado em planetas pequenos pois não nescecita de grandes áreas, na maioria das vezes, estão em asteroides e luas. A base prisão quase não existe, pois é muito sem nescecidade, é usada para prender os inimigos de uma aliança capturados, ladrões, lordes do crime entre outros. É sem muita nescecidade pois estes podem ser presos em qualquer prisão de segurança maxima em qualquer planeta, a não ser que seja um grande inimigo, que não possa de geito nenhum escapar, assim, são isolados em asteroides e luas, e algumas veses planetas, sem possibilidades de escaparem.

Base MistaEditar

Quando a base no planeta colônia é basicamente tudo, completa, onde há cidades, industrias, estaleiros, laboratórios, e tudo mais. É a base mais comum do universo, sendo as capitais todas assim, pois precisam ter de tudo, econômia alta, população para gerar essas econômias, força militar e etc.

Base PrivadaEditar

Uma base privada é implanda em um planeta por algum individuo muito rico ou uma companhia de fabricas e industrias muito rica, onde ai são implanetados bancos, fabricas e industrias dessas companhias, aumentando e muito seu capital. É privada pois a população, o povo, a raça e a aliança em geral não tem direitos sobre esses capitais e econômias.

Entre outras.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.