FANDOM

180px-ThreeJedi

Exemplo de Jedi.

Um Jedi era um membro da Ordem Jedi, que estudava, servia e usava a energia mística da Força, normalmente o lado luminoso da Força. A arma da Ordem Jedi foi o Sabre de Luz. Os Jedi lutam a favor da paz e da justiça na República Galáctica, normalmente contra seus inimigos mortais, os Sith, que estudam o lado escuro da Força. Os Cavaleiros Jedi foram uma ordem de indivíduos que tinham a habilidade de tocar e trabalhar em conjunto com a Força, afastando seu Lado Escuro.

HistoriaEditar

A ordem começou dezenas de milhares de anos antes da ascensão do Império Galáctico. Muitas organizações antigas ou semi-lendárias teriam sido as precursoras da Ordem Jedi, como a Ordem de Dai Bendu ou a Academia Chatos, mas nenhuma ligação conclusiva foi mostrada. Da mesma forma, o planeta natal da ordem é desconhecida. Existem muitos candidatos, incluindo mundos conhecidos como Coruscant, Ossus, Corellia e Utapau, assim como planetas perdidos e míticos como Had Abbado] e Ondos. É sabido, contudo, que os melhores e mais sábios filósofos, religiosos e guerreiros reuniram-se em um único mundo muito tempo atrás para discutir suas descobertas envolvendo a enigmática, mística Força, e que a concentração desses esforços por fim levaram ao desenvolvimento da Ordem dos Jedi.

Inicialmente os Jedi formavam uma ordem contemplativa. Ao longo do tempo, contudo, a ordem assumiu um papel mais ativo e direto em assuntos da galáxia, por fim se centralizando em Coruscant no final da catastrófica Batalha de Ruusan. Tornar-se um Jedi requeria o mais profundo comprometimento e mente astuta. A vida de um Jedi era feita de sacrifícios. Aqueles que mostrassem aptidão para a Força eram levados logo após o nascimento para treinamento no Templo Jedi em Coruscant, preferencialmente após serem desmamados. Sua vida fora dos treinos era de simplicidade, aderindo ao Código Jedi que proibia materialismos ou apegos emocionais. Esse treinamento foi inicialmente feito por Jedi experientes e veneráveis até que o indivíduo tivesse proficiência suficiente para começar a jornada como Jedi. Exceções eram feitas algumas vezes, mais notavelmente no caso de Anakin Skywalker, mas os Jedi achavam que seus métodos tradicionais eram bem sucedidos e detestavam mudanças.

Por séculos, o grupo de filósofos que, eventualmente, se tornariam os Jedi, contemplava os mistérios do campo de energia chamado Força. Com o passar do tempo, alguns dos membros do grupo dominavam a Força. Depois disso, eles dedicavam a si a usar suas recém descobertas habilidades e poderes para o bem, ajudando aqueles que precisavam. Nos milhares de anos que se seguiram, os Jedi serviriam como protetores da República Galáctica. Respondendo ao seu próprio Conselho Jedi e operando de acordo com a concordância do departamento judicial do escritório do Supremo Chanceler, os Jedi se tornaram os guardiões da paz e da justiça na galáxia.

Os Jedi, além de combaterem criminosos espalhados pela galáxia e apaziguarem disputas galácticas, serviam como mediadores, defensores e professores. Por causa do seu senso de honra e desafios épicos eles entenderam que se tornariam lendas, servindo como símbolos do que de melhor a República tinha por oferecer. Com sabres de luz aos seus lados e o poder da Força fluindo através deles, os Jedi cumpriam suas obrigações com louvor e dedicação, parecendo serem invencíveis. Mas a invencibilidade era apenas uma ilusão. Os Jedi frequentemente morriam na defesa da liberdade e da justiça.

EstruturaEditar

HierarquiaEditar

Mestre JediEditar

180px-Yoda

Mestre Yoda.

Quando um Cavaleiro Jedi se torna Mestre, ele pode então ser escolhido, caso o Conselho Jedi perceba que ele se tornou um Mestre Jedi sábio e poderoso, para fazer parte do Conselho Jedi, um grupo composto pelos mais sábios e poderosos mestres da Ordem para guiar e comandar os feitos de todos os membros dessa ordem.

Mestre Jedi era a maior posição que um Jedi poderia obter na Ordem Jedi, e um requerimento (exceto em raras duas circunstâncias) para se tornar parte do Conselho Jedi, que era a principal interface entre os Jedi e o governo da República Galáctica. O nível era reservado para aqueles que mostravam devoções e habilidades excepcionais na Força. O título de Lorde Sith é o equivalente ao título Mestre Jedi.

O rank era geralmente alcançado por Cavaleiros Jedis que conseguiam fazer seus Padawans serem nomeados para Cavaleiros Jedi. Quando um mentor achasse que seu Padawan estava pronto, o Conselho geralmente promovia o Padawan para Cavaleiro Jedi e o mentor para Mestre Jedi. O Mestre então podia escolher outro aprendiz. A posição também poderia ser garantida pelo Conselho Jedi para um Cavaleiro por ter feito algo extraordinário para a Ordem, apesar de isso ter sido raro. Mais raro ainda, era um Cavaleiro se auto-assumir um Mestre sem a aprovação do Conselho.

Deve ser notado que Anakin Skywalker, que ultrapassava muitos Mestres Jedi em termos de poder, nunca chegou a um nível maior do que de um Cavaleiro Jedi antes de ir para o Lado Escuro da Força. Isso aconteceu pelo seu orgulho e falta de experiência.

Cavaleiro JediEditar

Jedi

Um Cavaleiro Jedi, Humano.

Após um Padawan ser graduado, ele se torna um Cavaleiro Jedi. Cavaleiros Jedi são os mais abundantes da Ordem, levando a paz para vários cantos da galáxia. Torna-se Mestre Jedi por diversos meios, sendo que o mais comum deles, é quando seu Padawan é aprovado no exames da Ordem e torna-se um Cavaleiro Jedi. (Obi-Wan Kenobi foi graduado cavaleiro jedi e simultaneamente adotou anakin como seu padawan).

Cavaleiro Jedi foi uma classe muito importante para todos os Jedi na Ordem Jedi. Os Cavaleiros Jedi eram o exemplo da Ordem. Quando os Cavaleiros Jedi mostrassem devoção suficiente e domínio da força, eles poderiam se tornar Mestres Jedi ou então quando o Cavaleiro Jedi recebia um Padawan e o treinamento deste era finalizado com sucesso, se tornaria Mestre Jedi.

Quando um Padawan era aprovado nos Testes Jedi para se tornar um Cavaleiro Jedi, ele não tinha mais um mestre. Podia realizar missões de forma independente e até mesmo adquirir um Padawan. Como um Cavaleiro Jedi, o individuo receberia missões do Conselho Jedi e deveria se dedicar à preservar a paz, e sendo a maioria dentre os membros da Ordem, este era o título mais conhecido ao redor da Galáxia. Muitos classificavam qualquer Jedi como “Cavaleiro”.

HistóriaEditar

No ano de 25.783 ABY, os Cavaleiros Jedi foram trazidos para a República Galáctica para a servirem como guardiões da paz. Um conjunto de guerreiros e filósofos, esses guerreiros não tiveram nenhum treinamento formal em uma academia ou uma liderança central. Ao invés disso, seguiam um procedimento de completar missões a seus mestres, que iriam então lhes conceder outro título.

PadawanEditar

Padawans são os aprendizes Jedi, sendo treinados por um Mestre Jedi até serem graduados Cavaleiros Jedi. Um Mestre Jedi pode treinar apenas um Padawan por vez, nunca mais que isso (um Mestre ou Cavaleiro Jedi, podem pegar um padawan para ensinar, lembrando que Obi-wan foi graduado cavaleiro e simultaneamente o Conselho Jedi aceitou que ele treinasse [[Darth Vader#Anakin Skywalker|Anakin).

Padawan ou Aprendiz Jedi, era uma criança que começava treinamento sério sob a tutela de um Cavaleiro Jedi, escolhido pelo proprio Cavaleiro. Se uma criança não fosse escolhida por nenhum Cavaleiro Jedi para ser seu Padawan até 13 anos de idade, a criança era colocado em uma função diferente, considerada menor, na Subdivisão de Serviços Jedi.

Desde o tempo da Velha Guerra Sith, a prática de múltiplos padawans aprendendo com apenas um Mestre Jedi era desencorajado, devido a muitos pensarem que fazendo assim, seria mais fácil para o aprendiz desertar para o caminho do Lado Escuro da Força dos Sith. Ironicamente, a inclusão desta prática no Código Jedi se espelha na Regra de Dois dos Sith.

Os Padawans seguiam e ajudavam seu Mestre em todos os lugares, e muitas vezes ajudava tanto que acabava por salvar a vida de seus mestres, um bom exemplo disso foi Anakin ter salvo Obi-Wan Kenobi de ter sido morto pelo conde Dookan. A não ser que seu mestre achasse inadequado, impedindo o padawan ir a missões perigosas. Quando um Padawan era promovido para cavaleiro, ele ou ela passava por Testes Jedi. Não havia idade fixa para acontecer isso: Padawans poderiam até ser adultos, mas para um humano, isso geralmente acontecia quando padawans atingissem seus 20 anos de idade.

YounglingEditar

300px-Younglings

Um clã de Younglings.

Um título não oficial, podendo chama-los de Novato. Refere-se a uma criança com potencial da Força. Em uma idade muito nova, os aprendizes de Jedi saem de seus repousos e são atribuídos a um grupo para o treinamento Jedi. Se o youngling não for escolhido por nenhum Cavaleiro Jedi para ser seu Padawan,até os 13 anos de idade, poderá ser colocado em outros serviços à Ordem Jedi.

Os younglings quando escolhidos por um cavaleiro ou mestre jedi, se tornam Padawans.

Classes JediEditar

Jedi GuardiãoEditar

Usuários da força treinados na tradição jedi, os guardiões combinam os treinamentos físicos para batalhas e habilidades da Força. Se concentram em técnicas de batalha, defesa, treinamento com o sabre e atividades físicas. Se os Consulares são os embaixadores, os guardiões são os defensores, protegendo a república de todos os perigos.

Jedi ConsularEditar

Usam a Força para o conhecimento e a negociação, buscando as soluções mais pacíficas para cada problema. Se concentram mais na diplomacia, na busca por sabedoria e do lado espiritual da Força, do que em atividades mais físicas. Sempre buscam métodos para entender melhor a natureza da Força e sua conexão com ela. Mentores e mestres esperam instruir os outros e assim passar seus conhecimentos. Negociadores e mediadores são hábeis em resolver ou fechar compromissos. Os Cônsules se empenham para serem versáteis e capazes de manejar diversas situações sem buscar as armas.

Jedi SentinelaEditar

Cumprindo o papel de investigadores e espiões, os Sentinelas são a principal fonte de informação do Conselho Jedi. Igualmente adeptos do combate, persuasão e ocultação, a Sentinela é a preferido para adentrar locais dominados pela escuridão e se o que ela vê realmente o que a afeta, não se pode saber.

Poderes JediEditar

Os Jedi podem aprender vários tipos de poderes ao estudar sobre a Força, desde conseguir ler pensamentos até localizar um ser em outro planeta. A facilidade em aprender cada habilidade varia, mas em geral esses são os mais comuns:

  • Telecinese: Permitia ao Jedi manipular os objetos à sua volta, desde apenas levitar objetos como também infligir danos à estruturas, ou até mesmo para ser usado em batalha, afastando inimigos e lançando-os longe, ou trazendo-os para mais perto.
  • Pressentir os perigos: Um Jedi poderia pressentir o perigo através de sua união com a Força.
  • Velocidade da Força: Um jedi pode acelerar sua velocidade a níveis sobrehumanos, usando-se da Força.
  • Telepatia
  • Persuasão: Um Jedi poderia manipular a mente daqueles que fossem fracos com ela. Algumas raças são imunes aos poderes de manipulação Jedi, mas no geral, indivíduos de diversas raças poderiam ser afetados.
  • Pulo da Força: O Jedi poderia usar a Força para incrementar seu alcance no pulo em patamares sobre-humanos.
  • Vislumbrar o futuro: Através da Força, um Jedi poderia vislumbrar imagens e premonições sobre o futuro. Ver o futuro muitas vezes é tido como uma manifestação da Força nos indivíduos que existem nela, apesar de que ver o futuro pode ser praticado pelos indivíduos que possuem a Força latente ou desenvolvida em si. Cauteloso deve ser um Jedi quando este pressente o futuro.

Entre outros poderes.

Fontes e CréditosEditar

Em Outras Línguas

Inglês