FANDOM


Dagobah

Dagobah ep3

Astrologia
Região

Orla Exterior

Setor

Setor Sluis

Sistema

Sistema Dagobah

Sóis

1; Darlo

Posição orbital

2

Luas

1

Grade de coordenadas

M-19

Distância do Núcleo

50.250 anos-luz

Período rotacional

23 Horas padrão

Período orbital

341 Dias padrão

Físico
Classe

Terrestre

Diâmetro

8.900 km

Atmosfera

Tipo I. Respiravel

Clima

Equatorial

Terreno primário
  • Pântanos
  • Florestas equatoriais
Flora nativa

Árvore Stickle

Fauna nativa
  • Dragonsnake
  • Bogwing
  • Lesma do Pântano
  • Dagobah python
  • Besouro Prata-nuca
Sociedade
Espécies imigradas
Idioma oficial

Nenhum

Governo

Nenhum

População

Desconhecida

Maiores cidades

Desconhecido

Maiores importações

Nenhum

Maiores exportações

Nenhum

Afiliação

"É, exatamente. Dagobah ... Eu não estou captando nenhuma cidade ou tecnologia. Mas estão aparecendo maciças formas de vida. Tem alguma coisa lá embaixo."
Luke Skywalker para R2-D2


Dagobah foi um planeta localizado na Orla Exterior no sistema planetário: Sistema Dagobah. Era um mundo bastante distante e longe do nucleo galáctico, cujo terreno era principalmente caraterizado por pântanos fedidos e florestas densas. Foi também, o planeta em que o mestre Jedi Yoda se refugiou, pouco depois da Ordem 66 ser executada.

Geografia e GeologiaEditar

Pântanos de Dagobah

Pântano em Dagobah.







Era um planeta rochoso e um pouco pequeno, com apenas 8.900 km de diametro no equador. possuia um clima quente, equatorial. Seus pântanos são fedidos e perigosos, com um nivel pouco elevado de CH4 (Metano). Era úmido e chuvoso, porem, haviam poucos rios e lagos na superficie do planeta, sendo que maior parte dessa água, se localizava no subterraneo e na fauna e flora do planeta. Os pântanos e florestas de Dagobah eram perigosos pelas criaturas que a habitavam, tanto marinhas como aéreas e terrestres, muitos deles predadores.

HistoriaEditar

Um Jedi Negro foi caçado nesse planeta centanas de anos antes das gerras clonicas começaram. O Jedi negro foi encontrado e morto por um Jedi. O planeta foi inicialmente corroido pelo  lado escuro da Força. A planeta não aparecia quase nunca em graficos e mapas estelares. Sempre foi enviado sondas de espionagem no planeta para conhecerem mais sua características, mas o primeiro reconhecimento oficial da Republica Galáctica sobre o planeta foi em 39 ABY, quando uma equipe de pesquisas foi enviada para Dagobah e ficaram presos no planeta. Tempos depois, os exploradores foram mortos e devorados por animais nativos.

Em 22 ABY, outro grupo foi enviado, e descobriram que Dagobah era uma grande esfera de vida macissa, sua biodiversidade era imensa. Pouco depois, com o inicio das Guerras Clonicas, os pesquisadores foram esquecidos no planeta pela Republica, onde a maioria foram mortos por predadores, mas dessa vez, alguns sobreviveram e continuaram sua vida e seus filos no planeta. Daí a origem de humanos no planeta.

Com as Guerra Clonica, Dagobah, assim como Kamino e mais 37 sistemas planetários misteriosamente foram apagados do mapa da Republica (Kamino é procurado por Obi-Wan Kenobi no filme Star Wars Episodio II: O Ataque Dos Clones). Depois disso, Dagobah pertenceu a Confederação de Sistemas Independentes durante a Guerra Clonica.

YodaEditar

O mestre Jedi Yoda, em 19 ABY logo após a Ordem 66 ser executada, foge sem escolha para Dagobah, onde permanece até sua morte. Yoda se intalou emuma cabana de pouca tecnologia e pequena. O clone de Galen Marek foi até a Dagobah, onde Toda o permitiu entrar em sua cabana, dizendo que ele estava ali apenas como visitante.

Luke SkywalkerEditar

150px-Yodaandluke

Luke aprendendo ensinamentos Jedi com Yoda em Dagobah.

Em 3 DBY a alma de Obi-Wan indica para Luke Skywalker ir a Dagobah, e lá, terminar seu treinamento Jedi com Yoda. Luke junto ao R2-D2, viajam em uma X-Wing até o planeta. Lá, sua nave fica presa nas lamas do pântano, porem, Luke encontra Yoda. Seu treinamento se baseia no controle da Força e alguns treinamentos fisicos.

Luke enfrenta ainda, uma visão de Darth Vader, acreditando que era um teste de Yoda, mas Luke nãosabia se ele havia passado ou não. Depois de aprender alguns ensinamentos sobre a Força, Luke ve o futuro atravéz dela, seus amigos Han Solo, Chewbacca e Leia estão sofrendono planeta Bespin.

Yoda e a alma de Obi-Wan Kenobi, tenta o impedir de ir até, pois é uma armadilha de Darth Vader para leva-lo ao lado escuro da força. Mesmo assim, Luke vai, prometendo voltar para continuar o treinamento.

Em 4 DBY, Luke volta a Dagobah, mas para apenas conversar com Yoda, que esta a beira de sua morte por idade.

Nova RepublicaEditar

A Nova Republica estabeleceu uma base em um monte perto da cabana de Yoda, no Monte Yoda, em 5 DBY.

Aparições no JogoEditar

Dagobah aparece no jogo Star Wars The Force Unleashed II.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.